quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jovens querem ser felizes no trabalho

Jovens Felizes

Pesquisa aponta que estudo e empregos são as maiores preocupações dos brasileiros de 18 a 24 anos

Estudar e ter um bom emprego são os maiores sonhos dos jovens brasileiros hoje, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Box1824, que entrevistou quase 2 mil brasileiros entre 18 e 24 anos em todo o país.
O levantamento mostra que ter uma boa formação profissional e sucesso no trabalho são as principais aspirações de 55% dos jovens. As preocupações ligadas ao mundo do trabalho aparecem bem à frente de ter casa própria (sonho de 15% dos entrevistados), ganhar muito dinheiro (9%) ou constituir família (6%).
Para o sociólogo Gabriel Milanez, um dos responsáveis pela pesquisa, as aspirações dos jovens hoje são diferentes das de seus pais. “Enquanto os pais buscavam estabilidade, eles querem equilibrar realização pessoal e dinheiro.”
Na pesquisa, 41% dos jovens afirmam se preocupar com a satisfação que o emprego pode trazer. Mas apenas 22% dizem que este é um quesito valorizado por seus pais.
O levantamento mostra, ainda, que os jovens de hoje buscam mais a satisfação profissional do que salários maiores. Muitos dos entrevistados afirmaram que aceitariam ganhar menos, se isso resultasse em mais qualidade de vida.
Para Milanez, é possível que isto aconteça devido ao contexto histórico. “Essa geração nasceu com uma percepção mais estável, econômica e politicamente, do Brasil. Hoje, o jovem se sente mais seguro para experimentar”.
Mas Milanez explica: “Não é que o jovem não queira dinheiro, ele só não está disposto a fazer qualquer coisa por ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário